domingo, 30 de setembro de 2012

Vida sem Glúten - 7º Dia

      Olá pessoal, enfim hoje consegui fazer algo parecido com pão na máquina de fazer pão, depois de 2 tentativas frustradas tendo que mandar tudo para o lixo. Durante a última tentativa, chegamos a conclusão ( eu e minha esposa) que o segredo era o ponto da massa. Hoje pegamos a receita da Ninha e colocamos passo a passo todos os ingredientes e quantidades e jogamos tudo na maquina. Percebemos logo nos 5 primeiros minutos que a massa esta  muito líquida, aí fomos inserindo farinha até que a massa deu uma cara de massa de pão.
       Não é que a receita da Ninha está errada, até porque ela faz e da certo é que fatores como marca de ingrediente, temperatura ambiente dos produtos (lembrando que moro em Petrópolis e essa semana está fazendo bastante frio) e a altitude interferem no ponto da massa. O que estamos fazendo é descobrir a quantidade ideal para se fazer um bom pão. Na próxima tentativas vou diminuir a quantidade de água da receita, aumentar a quantidade de sal e de fermento para ver o resultado.
        O gosto do pão não ficou ruim, melhor do que o pão que comprei no meu primeiro dia como celíaco, porém ficou sem gosto por conta da pouca quantidade de sal e um pouco farinhenta. Mas será possível comer e isso já é um bom resultado.







       

Nenhum comentário:

Postar um comentário